Ter a certeza de que compramos uma autopeça em perfeita condição de uso é um direito básico do consumidor. Além disso, a garantia do produto é um diferencial para o vendedor no que diz respeito à qualidade do atendimento e à confiança e fidelização de seus clientes.
Entretanto, algumas empresas não estão de acordo com o seu dever e com o direito do consumidor. Por isso, a Bezerra Oliveira traz hoje algumas dicas de como recorrer à garantia de suas autopeças de forma correta e eficaz.
1) Prazo de Garantia
Graças ao Código de Defesa do Consumidor, a garantia é um direito assegurado na hora da compra de um produto. Segundo a legislação, o prazo mínimo de garantia para produtos duráveis é de 90 dias, porém, ele pode ser estendido conforme a escolha do fabricante.
2) Defeitos:
A garantia ou não do produto vai ser identificada a partir do tipo de defeito que ele apresentar. Vamos conferir aqui os defeitos mais comuns:
– De fabricação: Nesse caso, a garantia é certa desde que a autopeça esteja dentro do prazo de vigência.
– Ocasionados por armazenamento: O local e a forma que a autopeça é armazenada deve ser considerada com atenção.
– De manuseio: Esse defeito ocorre, por exemplo, no momento em que abrimos a embalagem do produto.
– Ocasionados durante o transporte: Esse caso ocorre quando a peça cai ou é danificada por ter sido colocada debaixo de um outro produto pesado, por exemplo.
3) Como funciona a Garantia
O consumidor deve apresentar a autopeça ao vendedor juntamente com a nota fiscal. O fornecedor então realizará uma análise técnica para averiguar o problema. Essa análise pode ter um resultado na mesma hora ou pode ser enviada ao fabricante, que pode ficar com o produto até 30 dias.
4) Como assegurar a Garantia
Para que possamos ter uma maior certeza de que teremos o direito a troca de sua autopeça é muito importante comprar de vendedores idôneos e reconhecidos, sempre com nota fiscal e procurando se informar quais são as garantias oferecidas pelo distribuidor e pelo fabricante.
Também devemos armazenar as autopeças de forma correta, levando em consideração o tamanho, o material que ela é composta e o peso. Além disso, é importante assegurar que a autopeça foi montada e instalada de acordo com as especificações dada pelo fabricante.
Como vimos, conseguirmos o direito de garantia e troca de uma autopeça não apresenta grandes dificuldades. Ainda mais se você comprar na Bezerra Oliveira Soluções para Autopeças. Aqui oferecemos produtos de altíssima qualidade e dos melhores fornecedores do mercado. Para saber mais, entre em contato conosco: (85) 4011.9722 | Rua Princesa Isabel, 1185 | Fortaleza/CE.